O IFFar – Campus Santo Augusto realizou no último sábado, 15 junho, às 8h, 1ª etapa do Projeto de Extensão “Remadas Ecológicas: articulando as atividades físicas de aventura na natureza e a preservação ambiental no âmbito do lazer”. Durante o percurso de 11 km no Rio Turvo, da Fazenda Cascata até o Sítio Langner, foram realizados registros fotográficos da fauna e flora nativas; coleta de lixo e entulho e diagnóstico e avaliação.
Desceram o rio 9 caiaques e 1 prancha de stand up paddle (com uma pessoa cada), 4 barcos com 4 pessoas (16 pessoas) e mais umas 30 pessoas participaram do evento, totalizando 56 pessoas que prestigiaram a abertura do projeto Remadas Ecológicas.
O projeto coordenado pelo professor Luciano Almeida, visa proporcionar aos participantes a oportunidade de vivências de atividades físicas de aventura na natureza no âmbito do lazer, estimulando uma alteração de valores e atitudes positivas em relação aos ambientes naturais, além de uma sensibilização sobre as ações de preservação ambiental. Também objetiva proporcionar aos participantes uma leitura mais ampla sobre as condições naturais das encostas do Rio Turvo, para a adoção de atitudes positivas em relação aos cuidados, manutenção e preservação dos ambientes naturais.
Em julho será realizada a 2ª etapa das Remadas Ecológicas no Rio Turvo, do Sítio Langner até o Sítio Calgaro, num percurso de 12 km e em agosto a 3ª etapa, do Sítio Calgaro até a Ponte de divisa dos municípios de Santo Augusto e Coronel Bicaco na BR 468.
Segundo o professor Luciano, após essas três primeiras etapas serão realizadas visitas aos proprietários das terras adjacentes ao Rio, que fazem parte do percurso das remadas, ou uma reunião coletiva em local a ser definido, para uma conversa inicial sobre a situação das encostas do Rio Turvo. O momento será de socialização dos dados obtidos nas três etapas anteriores das remadas e as ações ou providências coletivas que deverão ser tomadas para a recuperação ou preservação ambiental. Após essas visitas, de setembro a novembro serão realizadas mais três etapas, dessa vez de intervenção, seguindo os mesmos percursos das primeiras etapas.
O projeto surgiu no ano passado, culminando na realização da 1ª Remada Ecológica – Rio Turvo, no dia 15 de dezembro. O sucesso do evento foi tanto, que resultou no projeto que será desenvolvido esse ano, com a realização de seis etapas. Para o professor Luciano, a ideia é buscar parcerias para ampliar a área de abrangência do projeto Remadas Ecológicas e estimular o envolvimento da comunidade regional para o desenvolvimento do projeto em outros rios da região.