Plataforma em avaliação e reformulação

Plataforma em avaliação...

Continuamos desenvolvendo nosso projeto de pesquisa referente a PLATAFORMA DIGITAL COLABORATIVA, que se encontra em fase de avaliação e reformulação. Por meio deste post apresentamos alguns dados provisórios para situá-los sobre o andamento do projeto.

Participaram da avaliação da plataforma, 61 professores de EF dos IFs das 5 regiões do país. Apesar de ser considerado um número pouco expressivo considerando o quantitativo de docentes da área, contempla diferentes perspectivas que representam (em parte) o desejo de mudança, de conhecer outras realidades e de verificar o que vem sem produzido pelos pares no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão em todo o território nacional. Em certa medida, isso possui potencial para promover um debate mais alargado em torno do nosso campo de tematização e a possibilidade de estabelecer possíveis parcerias para o desenvolvimento de projetos colaborativos.

Em relação a “usabilidade” da plataforma (efetividade, eficiência e satisfação), a partir das 10 perguntas básicas propostas por Brooke (1986), no SUS (System Usability Scale) alcançamos 80 pontos, o que é classificado com o conceito “bom”. Em relação as expectativas dos avaliadores referentes aos conteúdos disponibilizados na plataforma foram obtidos os seguintes resultados: 54,1% atendeu suas expectativas; 42,6% atendeu parcialmente; e, 3,3% não atendeu as expectativas.

Estamos fazendo o cruzamento desses dados para verificar as razões que levaram os avaliadores a afirmar que a plataforma atendeu parcialmente suas expectativas, uma vez que em análise superficial, percebemos que a maioria das respostas refere-se a falta de informações contidas nas abas do ensino, da pesquisa e da extensão, o que a nosso ver, se deve, em parte, pela falta de um envolvimento mais efetivo dos docentes no envio de seus materiais para publicação. Por outro lado, revela também que há a necessidade de adotarmos algumas estratégias para estimular essa participação dos colegas.

Pensando nisso, estamos construindo uma espécie de “corpo colaborativo” da plataforma, que será (está sendo) composto de pelo menos um representante de cada região do país, mas preferencialmente de um representante de cada Instituto. Esse colaborador será o responsável por fazer essa mediação com os pares de sua região/instituto enviando informações e estimulando os colegas a uma participação mais efetiva na plataforma, através do envio de suas produções no ensino, na pesquisa e na extensão.

Até o momento, contamos com a participação dos seguintes colaboradores por região/Instituto:

NORTE
Fabrício Gurkewicz Ferreira (IFRO)
Gilvanio Alves Pereira (IFTO)
Ana Claudia de Oliveira Lopes (IFRR)

NORDESTE
Samara Moura Barreto de Abreu (IFCE)
João Paulo dos Santos Oliveira (IFPE)
Luiz Carlos Soares Santos (IFPI)
Micheli Venturini (IFBA)
Raffaelle Andressa dos Santos Araújo (IFMA)
Marcos Antônio Rodrigues França (IFS)
Juan Parente Santos (IFPB)
Rodrigo Ramalho Aniceto (IFRN)

CENTRO-OESTE
Eduardo Reis Pieretti (IFMS)
Larissa Beraldo Kawashima (IFMT)
Mônica Vieira de Souza (IFB)
Fernando Henrique Silva Carneiro (IFG)

SUDESTE
Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão (IFSULDEMINAS)
Rodrigo de Oliveira Gomes (IFMG)

SUL
Giancarlo Bazarele Machado Bruno (IFFAR)
Denis William Gripa (IFRS)
Thiago Terra Borges (IFSUL)
Renato Salla Braghin (IFPR)
Eder Ferrari (IFSC)
Alexandre Vanzuita (IFC)

Contamos (ainda) com um número pequeno de colaboradores por Instituto e gostaríamos de convidá-los a participar conosco dessa empreitada, afinal essa é uma tarefa coletiva que depende de TODOS NÓS.

FICA O CONVITE.

Um grande abraço



Deixe um comentário

Site desenvolvido por: Luciano de Almeida

Pular para o conteúdo