No dia 16 de setembro de 2019, ocorreu o Fórum de Educação Física dos Institutos Federais, durante a realização do XXI Conbrace e VIII Conice em Natal/RN. Estiveram reunidos os professores de Educação Física dos Institutos Federais de diversas regiões do país, para discutirem propostas para a área, no intuito de pensar em algumas estratégias para nortear as atividades desses profissionais da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Estiveram presentes representantes dos seguintes Institutos:
IFPA; IFBA; IFCE; IFMA; IFPE; IFRN; IFG; IFMT; IFMS; IFUSLDEMINAS; IFMG; IFRJ; IFSC; IFRS; IFFAR.
O encontro iniciou com uma breve contextualização do atual cenário da Educação Física nos Institutos Federais (na perspectiva da comissão responsável pela organização do mesmo), a partir da leitura de seus contextos, angústias e expectativas em relação a consolidação da abertura de espaços de diálogo para tratar de assuntos relacionados ao campo de tematização (EF).
Seguindo as discussões, foram recuperadas memórias do I e II FÓRUM NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER DOS INSTITUTOS FEDERAIS, realizados em 2011 na Universidade Federal de Pernambuco e em 2012 no campus Barbacena (IF Sudeste MG), respectivamente. As discussões realizadas durante essas duas edições do Fórum Nacional, já acenavam para a abertura de um espaço de diálogo para identificar as principais possibilidades e limites de atuação da EF nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão, algo que vem ao encontro desse “novo” movimento que tenta buscar a consolidação de uma identidade para a área.
Das discussões realizadas durante o FÓRUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS, foram encaminhadas algumas proposições, a saber:
– constituição dos Grupos de Trabalho (GT): Escola – Ensino Superior – Jogos – Política de Desenvolvimento Institucional e Formação Docente – Práticas de Pesquisa e Extensão. Cada GT ficou sob a responsabilidade de uma comissão, composta por um representante de cada região do país, com a tarefa de elaborar uma ementa e apresentar um cronograma de trabalho para o seu GT.
– Também foi constituída uma Comissão Geral para pensar em estratégias para a organização de um encontro nacional de professores de EF da Rede.
A realização desse Fórum, nos permitiu identificar um objetivo comum entre os participantes em relação a ampliação das ações da EF no que se refere a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Em breve publicaremos maiores informações acerca dos desdobramentos dessas proposições.