Nessa página encontraremos alguns resumos de projetos de extensão desenvolvidos pelos professores de Educação Física nos Institutos Federais
O presente projeto tem por objetivo divulgar, conhecer e estimular a prática do Ultimate Frisbee (UF) nas escolas do município de Santo Augusto, nos campi do Instituto Federal Farroupilha, nos campi de Erechim e Sertão (IFRS) e no campus de São Miguel do Oeste (IFSC), visando a ampliação do acervo cultural dos estudantes em torno das práticas esportivas e o desenvolvimento do espírito de jogo nas mesmas. Para isso, está dividido em 6 momentos: primeiros contatos; diagnóstico/formação; oficinas itinerantes; 2º Festival Municipal de Ultimate Frisbee, 1º Festival IFFAR de Ultimate Frisbee e avaliação/produção de um informe final. Com a realização do projeto, esperamos: ampliar o conhecimento dos participantes do projeto sobre a modalidade de Ultimate Frisbee nas escolas participantes do projeto; estimular a criação de um grupo estudos (formação permanente) junto aos professores de Educação Física envolvidos com o projeto, para discutir as possibilidades e limites da inclusão do Ultimate Frisbee no currículo das escolas; manutenção das oficinas itinerantes para a prática do Ultimate Frisbee nas escolas; dar continuidade ao Festival de Ultimate Frisbee no município de Santo Augusto, através da realização de outras edições do evento para oportunizar a participação de novos praticantes; realizar o 1º Festival IFFAR de Ultimate Frisbee; buscar parcerias para ampliar a área de abrangência do projeto e estimular o envolvimento da comunidade regional no desenvolvimento do Ultimate Frisbee em outras cidades da região.
Coordenador: Luciano de Almeida
Contato: luciano.almeida@iffarroupilha.edu.br
Como forma de combate às práticas de invisibilidade em que os povos indígenas e africanos sempre foram submetidos, este projeto de extensão objetiva promover a reflexão a respeito das questões étnico-raciais com base na produção, na aplicação, na sistematização, na divulgação e no compartilhamento, para a comunidade interna e externa do IFMS, de jogos, brinquedos e brincadeiras indígenas, africanas e afro-brasileiras com estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Campus Naviraí. Fundamentado nas finalidades do IFMS, nos princípios orientadores do currículo, no tratamento pedagógico desses conteúdos, nos dados e na diversidade contemplada em vários documentos e, em uma Educação Física Plural que preserva, em suas práticas pedagógicas, o princípio da alteridade, está previsto para o período de 01/06/2022 a 30/06/2023. Para o seu desenvolvimento serão realizadas as seguintes ações: pesquisa/estudo/confecção/vivência de jogos, brinquedos e brincadeiras indígenas, africanas e afro-brasileiras; organização de acervo com base em autores(as) indígenas e negros(as); organização de eventos para divulgar e compartilhar esses conteúdos com a comunidade interna e externa, incluindo ações de formação docente e discente; identificação e conhecimento de populações do campo, comunidades em áreas indígenas e em áreas remanescentes de quilombos e povos das águas no Munícipio e região; criação de regras e, também, de novos(as) jogos, brinquedos e brincadeiras; e outras ações. Dentre alguns resultados, espera-se que as identidades negra e indígenas sejam valorizadas e a diversidade seja aceita, e a história, as lutas sociais e a cultura afro-brasileira e dos povos indígenas sejam inseridas e contextualizadas no currículo escolar.
Coordenadora: Catia Silvana da Costa
Contato: catia.costa@ifms.edu.br
O presente projeto tem por objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de vivências de atividades físicas de aventura na natureza no âmbito do lazer, estimulando uma alteração de valores e atitudes positivas em relação aos ambientes naturais, além de uma sensibilização sobre as ações de preservação ambiental. Para isso, está dividido em três fases - diagnóstico, visita às propriedades que fazem parte do percurso das remadas e intervenção - distribuídas em seis etapas (descidas do Rio Turvo). Na fase de diagnóstico serão realizadas as seguintes ações: a) mapeamento das Áreas de Preservação Permanentes (APPs); b) registro fotográfico da fauna e flora nativas; c) coleta de amostras de água para análises físico-químicas; d) coleta de lixos e entulhos no percurso da remada; e) avaliação da 1ª etapa. Na fase de visita às propriedades e/ou reunião coletiva, serão apresentados os dados referentes a situação das encostas do Rio Turvo que encontrarmos nas três etapas da remada (diagnóstico) e as ações e/ou providências coletivas a serem tomadas para a recuperação ou preservação ambiental. Na fase de intervenção, as ações serão definidas conjuntamente entre a equipe executiva do projeto e os proprietários de terra que fazem parte do percurso das remadas. Com a realização do presente projeto, esperamos: sensibilizar os envolvidos com o projeto para a importância da prática de atividades físicas de aventura na natureza no âmbito do lazer, em benefício da promoção e manutenção de um estilo de vida ativo; proporcionar aos participantes do projeto uma leitura mais ampla sobre as condições naturais das encostas e do Rio Turvo, para a adoção de atitudes positivas em relação aos cuidados, manutenção e preservação dos ambientes naturais; buscar parcerias para ampliar a área de abrangência do projeto Remadas Ecológicas e/ou estimular o envolvimento da comunidade regional para o desenvolvimento do mesmo em outros rios da região.
Coordenador: Luciano de Almeida
Contato: luciano.almeida@iffarroupilha.edu.br
O presente projeto objetivava fomentar a atividade esportiva nos cursos Integrados e Superiores do IF Farroupilha, campus São Borja, bem como agregar conhecimentos linguísticos e nutricionais inerentes ao ambiente esportivo. Esta foi uma proposta multidisciplinar pensada por alunos e professores das disciplinas de Educação Física, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Cerimonial e Protocolo, Organização de Eventos Esportivos, Gastronomia Brasileira, Gastronomia Regional e Lazer, Recreação e Entretenimento, e organizada pelos discentes dos cursos, com docentes como orientadores. Foram realizados quatro encontros no IFFar, com participação da comunidade escolar, local e internacional (da cidade argentina de Santo Tomé). O esporte, antes considerado apenas um meio de entretenimento, cresceu e assumiu papel relevante na sociedade, sendo hoje formador de opinião, gestor de conflitos e uma ferramenta eficaz de comunicação e política. Assim, a proposta que norteou o referido projeto foi proporcionar aos envolvidos o enriquecimento cultural que a vivência esportiva pode trazer, permeado pelo estudo de língua estrangeira esportiva (facilitando a comunicação, o entendimento da arbitragem, dos termos esportivos utilizados) e pela nutrição esportiva utilizando o que nos é típico regionalmente. Com a integração sociocultural e científica entre a comunidade escolar, externa e fronteiriça esperava-se divulgar os cursos Técnicos e Tecnológicos para a comunidade em geral e estabelecer maior interação no âmbito esportivo, sociocultural e científico entre as comunidades contempladas neste projeto. Concluímos o projeto com cerca de 40 participantes externos, compostos por uma equipe Argentina de Handebol (acompanhada de seu professor), duas equipes adultas do município, além de uma equipe escolar juvenil. Os participantes puderam conhecer o IFFar SB, o handebol, cultura alimentar do município de São Borja, aprenderam como se comunicar em outra língua no ambiente esportivo, criaram laços sociais, interagiram, e relataram satisfação pela oportunidade.
Coordenador: Maíra Frigo Flôres
Contato: maira.flores@iffarroupilha.edu.br
O presente projeto de extensão foi aprovado pelo EDITAL Nº 61, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 - CAMPUS BURITICUPU, Edital de Fluxo Extensão Contínuo e tem como pilar central a prática da Hidroginástica. Concebe-se que esta atividade física possui um efeito duplo de treinamento: o aeróbico e a tonificação muscular. Eles são exercícios cardiovasculares uma variedade de grandes músculos do corpo. Esse efeito de completa fluidez corporal remove toxinas perigosas e, ainda, ajuda a rejuvenescer cada tecido do corpo. Diferente dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que diminui de maneira importante à tensão nas articulações. Objetiva-se proporcionar a prática da hidroginástica e melhorar o condicionamento físico dos servidores do IFMA-Campus Buriticupu, sensibilizando os(as) participantes para a importância da consciência corporal na promoção de saúde e bem-estar do indivíduo, atendendo aos preceitos estabelecidos pelo Edital nº 61/2018 com prioridade às práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes, envolvendo a educação e a saúde. O percurso teórico-metodológico será desenvolvido a partir de vivências práticas que acontecerão três vezes na semana, com atividades de alongamento, expressão corporal, ginástica aquática e relaxamento. O projeto "No Ritmo da Hidroginástica" está direcionado aos servidores públicos e terceirizados do IFMA-Campus Buriticupu (docentes e técnicos-administrativos). Como resultado esperado, vislumbra-se a promoção de saúde e bem-estar a partir da prática de atividade física, por meio da hidroginástica, desenvolvendo as dimensões bio-psico-social do indivíduo participante do referido projeto.
Coordenadora: Raffaelle Andressa dos Santos Araujo
Contato: raffaelle.araujo@ifma.edu.br
É na terceira idade que muitos encontram maior disponibilidade
para dedicar-se às atividades de lazer. Diante desse contexto, o
objetivo do presente trabalho é descrever as ações extensionistas do
projeto ?Cultura e Lazer nos Asilos de Pelotas?. As atividades
contemplaram uma intervenção multidisciplinar direcionada aos idosos
institucionalizados no Lar Reviver, englobando as áreas de Recreação,
Música, Dança e Literatura. As intervenções foram realizadas duas
vezes na semana pela equipe executora: alunos, professores e
coordenador. Para a organização das atividades, a equipe reunia-se
semanalmente. A avaliação do projeto pautou-se na triangulação dos
dados referentes ao diário de campo produzido pelas bolsistas,
entrevistas com a gestão do lar e observações dos docentes. Como
resultados, podem-se destacar influências positivas nas capacidades
sócio-afetivas, motoras e cognitivas dos idosos. Conclui-se que
proporcionar momentos de prazer, felicidade e diversão contribuiu
efetivamente na qualidade de vida dos idosos residentes.
Coordenador: Gabriel Barros da Cunha
Contato: gabrielcunha@ifsul.edu.br
O referido Projeto foi aprovado em EDITAL Nº 61, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 - CAMPUS BURITICUPU - Fluxo Extensão Contínuo e tem como pilar central a Dança acadêmica denominada ?Zumba?, principal responsável do nome do Projeto ?ZUMBArt - Movimente-se com a Dança", por conceber a união da dança com a manifestação artística e expressiva do movimento corporal. Essa dança foi criada a partir de um programa de fitness da Colômbia, inspirada nas danças latinas, na década de 90. A Zumba envolve movimentos de danças latinas como o samba, a salsa, o merengue, o mambo, o hip hop e a dança do ventre, com exercícios próprios aeróbicos que treinam o sistema cardiovascular e, por este motivo, atualmente, é uma dança muito frequente nas academias por promover o condicionamento físico de um modo geral. Objetiva-se Experimentar a vivência da Dança Zumba, sensibilizando os(as) participantes para a importância da consciência corporal na promoção de saúde e bem-estar do indivíduo, atendendo aos preceitos estabelecidos pelo Edital nº 61/2018 com prioridade às práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes, envolvendo a educação e a saúde. O percurso teórico-metodológico será desenvolvido a partir de vivências práticas que acontecerão três vezes na semana, com atividades de alongamento, expressão corporal, zumba, composição coreográfica e relaxamento. A ZUMBArt está direcionada aos servidores públicos e terceirizados do IFMA-Campus Buriticupu (docentes e técnicos-administrativos). Como resultado esperado, vislumbra-se a promoção de saúde e bem-estar a partir da prática de atividade física, por meio da dança, desenvolvendo as dimensões bio-psico-social do indivíduo participante do Projeto ZUMBArt.
Coordenadora: Raffaelle Andressa dos Santos Araujo
Contato: raffaelle.araujo@ifma.edu.br
O projeto buscou atuar junto ao público idoso da cidade
Venâncio Aires, promovendo a interação social e a promoção da saúde
através de práticas corporais. As atividades desenvolvidas foram de
características lúdicas e recreativas, buscando estimular também o
equilíbrio, mobilidade articular, resistência e extensibilidade
muscular. Os encontros ocorriam duas vezes por semana no IFSUL campus
Venâncio Aires, com duração de 45 minutos cada. Os resultados
indicaram melhoria nas capacidades físicas e afetivo-emocionais dos
participantes, proporcionando assim uma possível melhoria na percepção
da qualidade de vida dos idosos.
Coordenador: Gabriel Barros da Cunha
Contato: gabrielcunha@ifsul.edu.br