Foi publicado recentemente (julho de 2019), pela editora Unijuí, o livro intitulado “Educação Física Escolar: política, currículo e didática” de autoria dos professores Ivan Carlos Bagnara e Paulo Evaldo Fensterseifer, integrantes do GEPEFIF. A temática abordada ao longo do texto, parte do pressuposto de que, na contemporaneidade, há indicativos de que os desafios políticos, curriculares e didáticos se constituem como os problemas prioritários a serem enfrentados pelos professores de Educação Física na intervenção pedagógica, quando há intenções de instituir uma disciplina com status educativo.
Nesta obra, os autores objetivam nutrir o debate acerca dos desafios políticos, curriculares e didáticos da Educação Física vinculada a escola republicana e democrática, e ao mesmo tempo em que apresentam concepções conceituais, buscam apontar possíveis caminhos e respostas (mesmo provisórias) com potencial para auxiliar os professores no enfrentamento destes desafios no contexto escolar. Há evidências de que, no âmbito da Educação Física brasileira, as preocupações com a problemática em tela são recentes. Ao mesmo tempo que isso pode ser considerado um problema por ser uma temática incipiente e permeada de incertezas, oportuniza o desenvolvimento de debates e processos reflexivos densos, pois a instituição da “novidade” comumente é permeada por insegurança, discussões, debates, proposições, experimentações, análises e novas proposições. É um processo contínuo e recursivo que retroalimenta o professor e é retroalimentado por ele, afinal, desconstruir, construir e reconstruir a Educação Física escolar é um desafio permanente para todos os envolvidos e preocupados com a legitimação desta disciplina escolar.
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