Programação do Fórum de EF dos IFs

REUNIÕES CONBRACE MARCADO

Será realizado no dia 16 de setembro de 2019, o Fórum de Educação Física dos Institutos Federais. O evento ocorrerá no auditório Ver/DEF na UFRN, durante a realização do XXI Conbrace e VIII Conice em Natal/RN, a partir das 14 horas até às 18 horas.
Os temas/eixos norteadores que serão discutidos no Fórum são de grande importância para a consolidação de uma Educação Física fortalecida e mais abrangente nos mais diversos âmbitos de atuação da Rede Federal. Os temas/eixos norteadores a serem discutidos durante o Fórum, surgiram de algumas demandas de colegas de EF que atuam nos IFs e representam um ponto inicial para o debate:


ESCOLA – currículo da EF no ensino médio integrado; BNCC; propostas curriculares; o papel do esporte escolar nos IFs;

ENSINO SUPERIOR – Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino superior;

JOGOS – estruturação/organização dos jogos em suas diferentes “fases” (interna, regional e nacional)

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE – análise dos processos de formulação e implementação de políticas para a formação docente em EF; autonomia docente; processos de trabalho – PIT, RIT, carga horária e estratégias de mobilização em relação às perspectivas autoritárias de “formação e profissionalidade”.

PRÁTICAS DE PESQUISA E EXTENSÃO – Movimentos sociopedagógicos em torno da pesquisa e extensão institucional. Assunções para uma rede de pesquisa através da integração de grupos de pesquisa; fortalecimento das revistas institucionais; possibilidade de desenvolvimento de projetos colaborativos. Comunicabilidade acerca de práticas exitosas na extensão em torno da participação comunitária nas mais diversas linhas e áreas temáticas.

PLATAFORMA DIGITAL COLABORATIVA – apresentação de uma proposta que possui potencial para se constituir em um espaço de diálogo constante e renovado para aproximação dos professores de EF dos IFs.

Convidamos todos(as) interessados(as) a participar deste momento de discussões.

Movimento pela EF nos IFs

Deixe um comentário

Site desenvolvido por: Luciano de Almeida

Pular para o conteúdo