Projetos de Ensino

Momentos de ensino extraclasse são o foco deste espaço. Atividades relacionadas ao ensino de esportes, danças, lutas, ginásticas, práticas circenses, entre outras possibilidades da área poderão ser encontradas aqui.

ESTILO DE VIDA ATIVO

Estudos demonstram que existe uma relação entre baixos índices de aptidão física relacionada à saúde (AFRS), e a ocorrência de doenças crônico-degenerativas e hipocinéticas, principalmente no aspecto da resistência cardiorrespiratória. O presente projeto tem por objetivo proporcionar aos alunos e servidores do Campus Santo Augusto um espaço para a realização de atividades físicas, esportivas e de lazer com a intenção de auxiliá-los a incorporar em seu cotidiano um estilo de vida mais ativo. Para isso, estão organizadas em formas de oficinas um espaço extracurricular para o desenvolvimento de atividades físicas, esportivas e de lazer para os interessados em participar do projeto (alunos e servidores) no período de maio a dezembro de 2019 (renovado em 2020 para o mesmo período). Espera-se com esse projeto alcançar os seguintes resultados: manutenção dos espaços de atividades físicas, esportivas e de lazer para os participantes do projeto; melhoria nos níveis de Aptidão Física Relacionada à saúde dos alunos participantes do projeto; articulação das atividades de ensino e pesquisa.

Coordenador: Luciano de Almeida

Contato: luciano.almeida@iffarroupilha.edu.br

PRÁTICAS CORPORAIS: Ressignificando o corpo em movimento

Este projeto objetiva a proposição de diferentes práticas corporais, e debates sobre a cultura corporal do movimento, para os alunos dos cursos técnicos integrados do campus. O projeto é operacionalizado a partir de duas linhas de trabalho distintas, na primeira das linhas, oferta-se práticas corporais aos discentes, e na segunda organiza-se espaços de discussão com as turmas dos cursos técnicos integrados, sobre temáticas ligadas a cultura corporal do movimento. Em 2019, na primeira linha de trabalho, o projeto ofereceu oficinas de slackline, ioga e auto liberação miofascial, realizadas nos contra turnos (matutino e vespertino). Na segunda linha de trabalho, o projeto debateu a presença das mulheres no esporte, a relação das práticas corporais na natureza com a educação ambiental e a competitividade na educação física escolar, debates estes propostos em horário escolar, em diferentes componentes curriculares que cederam espaço para a realização de rodas de conversa sobre as temáticas. Em 2020, o projeto está em andamento com outras práticas corporais a serem ofertadas e outras temáticas a serem discutidas.

Coordenador: Denis William Gripa

Contato: denis.gripa@farroupilha.ifrs.edu.br

JUDÔ: DO CAMINHO SUAVE À DEFESA PESSOAL

Atualmente, o sedentarismo e a hipocinesia entre adolescentes vem aumentando, trazendo como consequências doenças hipocinéticas, como a diabetes, hipertensão e obesidade. Associado a esse quadro, nota-se a grande ansiedade vivida por essa população, onde exercícios físicos poderiam auxiliar no relaxamento, concentração, além dos benefícios contra a hipocinesia. Nesse contexto, o Judô aparece como uma prática física e mental, que alia exercícios de força, flexibilidade e potência a uma exigência de controle mental, relaxamento e respiração. Assim, o objetivo desse projeto foi proporcionar a prática salutar de um esporte que alia exercícios mentais e físicos, através do judô, aos discentes do IFFar campus São Borja. As aulas foram ministradas no ginásio poliesportivo didático, numa frequência de duas vezes semanais, durante os anos letivos de 2018 e 2019, envolvendo cerca de 30 discentes do campus. As aulas foram ministradas por um professor faixa preta em judô, em parceria com professora de educação física, e como resultados tivemos, além da descoberta do judô pelos discentes, a inclusão de dois alunos com necessidades específicas ao projeto, e a continuidade de alguns alunos na modalidade, onde fizeram prova para troca de faixa, em preparação para competições institucionais, como o JIFSul.

Coordenadores: Maíra Frigo Flôres e Cesar Augusto de Deus

Contato: maira.flores@iffarroupilha.edu.br

VÔLEI E FUTEBOL: dê passes para o futuro

O presente projeto de ensino iniciou em julho de 2019, no IFFar – Campus Jaguari, sendo renovado para 2020, no período de março a novembro. Atualmente, está suspenso devido aos riscos apresentados pela pandemia de COVID-19. Foi estruturado haja vista a formação de cidadãos baseada na universalização do atendimento e nos princípios de democratização do acesso, permanência, gestão e qualidade social, na promoção do esporte e do lazer através da prática esportiva, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano, permanência e êxito dos discentes através da prática esportiva sistematizada. Trabalha-se a busca pela transcendência da mera aprendizagem do esporte com um fim em si mesmo. Outrossim, visa momentos de aprendizagem em três dimensões (conceitual, procedimental e atitudinal), autoformação, desenvolvimento pessoal e formação da autonomia em encontros semanais, através de módulos extracurriculares. Como perspectiva, tem-se a aproximação de novos conhecimentos, construção de generalizações parciais que possibilitem a elaboração de conceitos mais abrangentes, autonomia para refletir os processos vivenciados em relação aos valores e emoções que permeiam as ações, individuais e coletivas, como para o desenvolvimento das capacidades de participação ativa e autônoma, e, portanto, a valoração do desenvolvimento humano.

Coordenadores: Leonardo Germano Krüger e Anderson Fetter

Contato: leonardo.kruger@iffarroupilha.edu.br

MOVIMENTOS PARA O FUTURO

RESUMO DESCRITIVO DAS ATIVIDADES REALIZADAS
• Divulgação do projeto de ensino na comunidade acadêmica, enfatizando os benefícios da prática de xadrez e tênis de mesa;
• Organização das atividades e oficinas de exercício das modalidades;
• Oficinas de apresentação das modalidades para iniciantes;
• Treinamento e certame interno para praticantes avançados com caráter representativo para a instituição;
• Participação em representação institucional em certames estudantis (JERGS, JEIF);
• Realização da seletiva municipal de xadrez para participação nos JERGS;
• Organização da 1.ª Clínica de Tênis de Mesa do IFFar Campus Jaguari.

HISTÓRICO DO PROJETO
O Projeto de Ensino “Movimentos Para o Futuro”, cuja base de atuação está voltada para potencializar o raciocínio lógico, velocidade de reação e desenvolvimento da coordenação motora dos discentes através da prática do Xadrez e Tênis de Mesa teve sua gênese no consórcio de dois professores do Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari. O Professor Anderson Fetter (Educação Física) e o Professor Maurício Osmall Jung (Matemática) perceberam que as habilidades de raciocínio e velocidade de reação dos estudantes do campus poderia ser instigada e utilizaram de suas preferências esportivas para oportunizarem uma vasta gama de experiências interpessoais entre os estudantes que participaram das atividades propostas.
Cerca de 20 (vinte) estudantes do IFFar inclinados para a área do xadrez foram atingidos diretamente pelo projeto, de forma que se tornaram multiplicadores do jogo que vem reunindo adeptos que não praticavam o esporte. Desses estudantes, destacaram-se duas meninas que foram campeãs e vice da etapa Regional dos JERGS ocorrido no dia 07/08/2019 em Santa Maria, pela modalidade Juvenil, sendo as alunas BEATRÍCIA MACHADO DOS SANTOS e ISADORA SIDES CAMARGO, respectivamente. Devido a questões particulares que impediram a participação da 1.ª colocada na fase estadual do xadrez, ocorrida em Porto Alegre/RS nos dias 27 e 28/09/2019, coube a estudante Isadora representar o campus naquele certame. Dentre o público masculino, cabe registrar a participação dos estudantes PIETRO ANTUNES MACHADO, KELVIN CAMARGO, MATHEUS SILVEIRA e ANDERSON COSTA FILHO, pela brilhante atuação nos JEIF, ficando em 2.º lugar na participação por equipes.
O tênis de mesa, que teve no projeto em questão um movimento de continuidade às ações embrionárias desenvolvidas no ano anterior, manteve a obtenção resultados inéditos para o histórico da modalidade pela instituição, a partir de uma participação mais encorpada de estudantes que se simpatizaram com a modalidade. Cerca de 15 estudantes entre meninos e meninas frequentaram os treinamentos e oficinas de capacitação técnica ocorridas durante o ano. Após a participação na final estadual dos JERGS no ano de 2018 pela estudante JAYNE BIZZACO LOPES, em 2019 o tênis de mesa obteve resultados importantes na etapa regional, com significativos segundo e terceiro lugares entre 30 participantes. As premiadas foram as alunas THAINARA EL HAMAD ESPINDOLA e LÍVIA FORTES. Também nessa oportunidade, que o estudante SAMUEL LOURENÇO CAPA registrou a melhor participação masculina na modalidade, alcançando as semi-finais do torneio com bastante competitividade. Foi também em 2019 que a aluna JAYNE LOPES sagrou-se campeã dos JEIF, realizados no Campus SVS entre 03 e 06/10/2019, fato inédito para o Campus Jaguari.
Para aprimoramento técnico, após avaliação desenvolvida juntamente com o Coordenador Adjunto do Projeto, Prof. Mauricio Osmall Jung, foi oportunizado aos estudantes do campus e comunidade externa a 1.ª Clínica de Tênis de Mesa do IFFar Campus Jaguari, que contou com a presença do mesatenista Carlos Zaro, da Liga Norte RS de Tênis de Mesa, vinculada a Federação Gaúcha de Tênis de Mesa. O evento ocorreu no dia 26/10/2019 e oportunizou aos participantes uma intensa troca de experiências e revisão de sua prática esportiva, confraternizando-se diversos enfoques técnicos, táticos aliados à formação educativa dos discentes e comunidade presente.
Em resumo, enumera-se:
– 35 estudantes atingidos;
– aproximadamente 80 encontros de formação e treinamento esportivo;
– 03 viagens para participação em eventos;
– organização de uma seletiva municipal de xadrez e tênis de mesa para os JERGS 2019, ocorrido em 05/06/2019, com a participação de estudantes da Escola Estadual Guilhermina Javorski;
– 1.ª Clínica de Tênis de Mesa ocorrida em 26/10/2019.

CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PARA A COMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
Percebemos por meio do projeto que houve significativo desenvolvimento de valores sociais como a disciplina, cordialidade, compostura e espírito esportivo, potencializando aspectos cognitivos como o raciocínio, a lógica, concentração e desenvolvimento motor. Estes aspectos contribuíram sobremaneira de forma transversal na permanência e no êxito dos participantes, uma vez que despenderam importante esforço para exercitar a concentração paralelamente nos treinos e na organização acadêmica seus esforços para dar continuidade no projeto. Diante dos resultados mencionados no quadro anterior, pudemos constatar o aprimoramento técnico dos participantes em nível muito significativo, uma vez que os graus atingidos em ambas modalidades se encontram destacados a nível estadual.
Podemos salientar ainda que, entre os participantes que dispuseram alto grau de envolvimento nas atividades do projeto, não houve qualquer caso de retenção, de forma que todos tiveram aproveitamento satisfatório para a progressão nos seus respectivos cursos.

DIFICULDADES ENCONTRADAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO
As dificuldades encontradas para o desenvolvimento do projeto foram no sentido de financiar o material para o desenvolvimento das atividades, uma vez que as restrições orçamentárias para aquisição de equipamentos atingiram significativamente a possibilidade de compras de alguns itens referentes ao tênis de mesa. Buscando-se contornar essa dificuldade, os simpatizantes do projeto organizaram-se numa ação entre amigos e levantaram recursos os quais foram destinados para a aquisição de uma mesa de tênis de mesa, que se encontra disponível na Área de Convivência Estudantil. Verificou-se também como certa fragilidade uma lenta adesão de estudantes ao projeto, talvez explicado baixa expressão popular das modalidades no seio do entendimento comum.

Coordenador: Anderson Fetter (anderson.fetter@iffarroupilha.edu.br)
Coordenador adjunto: Maurício Osmall Jung (mauricio.jung@iffarroupilha.edu.br)

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