Aqui você encontrará modelos de organizações curriculares, bem como sugestões e reflexões acerca da construção, reconstrução, desenvolvimento e avaliação das diversas propostas para o ensino médio integrado de nossos Institutos Federais.
Em tempos de reestruturações curriculares na educação básica no Brasil e, de forma especial para o Ensino Médio, apresenta-se um recorte de uma proposição curricular para a Educação Física no Ensino Médio Integrado. A proposta foi desenvolvida de forma colaborativa com um grupo de professores que atuam nos IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina.
Esse material apresenta orientações curriculares construídas a partir da análise das percepções de 15 professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP.
O contexto atual do IFSP demonstra grandes diferenças de concepções de Educação Física e dos objetivos da área. Esse fato tem impacto direto na seleção dos conteúdos, metodologias de ensino e avaliações. Essas dissemelhanças são fruto, muitas vezes, da impossibilidade institucional de participação de grande parte dos docentes especialistas de Educação Física na construção dos planos de ensino do componente, ou seja, as atuais proposições no IFSP pouco se aproximam das perspectivas professorais.
As orientações curriculares aqui apresentadas foram inspiradas na dissertação de mestrado intitulada “O ensino da Educação Física no Instituto Federal de São Paulo – IFSP”, da autoria de Fabiana Andreani. Trata-se de um trabalho coletivo que buscou valorizar as perspectivas e as experiências de professores do IFSP e os recentes estudos da Educação Física que sinalizam para a garantia de acesso, por parte dos estudantes, às diferentes manifestações da cultura corporal de movimento, bem como, o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, considerando as três dimensões dos conteúdos: conceituais, corporais e atitudinais.
Longe de ser um manual, essas orientações primam pela flexibilidade e adaptabilidade às diferentes realidades, reconhecendo as múltiplas possibilidades do trabalho docente. Há ainda a expectativa de que sejam abertos espaços para que os docentes e estudantes possam construir, de forma colaborativa, os planos de ensino em seus campi.
Ressaltamos, ainda, que tais orientações podem impulsionar outros estudos e discussões sobre o tema, mobilizando ações em prol da construção de uma identidade da Educação Física no IFSP.
A presente proposta tem como
objetivo organizar e sistematizar o trabalho a ser desenvolvido nos cursos
técnicos profissionalizantes de ensino médio integrado regular e na modalidade
da educação de jovens e adultos – EJA e subsequente, pelo componente curricular
Educação Física.
Esta proposta será o marco
teórico orientador para a elaboração do planejamento e dos programas
pedagógicos na formação geral e profissional dos respectivos cursos se
constituindo, assim, em um registro histórico da Educação Física na cultura
acadêmica no IFRN.
Os princípios da proposta estão
contextualizados com o projeto político pedagógico do IFRN e através de seus
pressupostos teóricos metodológicos, busca integrar a Educação Física à função
social da instituição, às orientações dos documentos curriculares norteadores
da pratica pedagógica para o Ensino Médio e às abordagens pedagógicas
desenvolvidas pela produção cientifica no mundo acadêmico.
O trabalho coletivo dos
professores envolvidos na sistemática de elaboração da proposta merece ser
evidenciado, pois, no contexto do IFRN a Educação Física que teve uma história
restrita ligada ao movimento do esporte competição nas diversas fases de
mudanças sociais e políticas da sociedade brasileira, regional e institucional
nas últimas décadas, assume uma postura ética integrada ao princípios do
projeto político pedagógico institucional. Assim sendo, os aspectos
curriculares da disciplina se contextualizam ao processo de formação geral e
profissional dos cursos da Educação Profissional e Tecnológica como decorrência
da concepção de corpo e da cultura de movimento vigentes na atual política
educacional.
Nesse sentido é importante enfatizar que nunca antes na história da instituição houve um movimento unificado de uma proposta político pedagógica que possibilitasse a configuração da identidade transformadora para a Educação Física. Portanto, a presente proposta representa a ideia coletiva dos docentes envolvidos e tem, na sua essência, a proposição de construir uma nova visão da Educação Física no contexto institucional.